A Federação de Karatê-Dô Tradicional da Bahia foi fundada em 20 de Fevereiro de 1988, na cidade do Salvador, numa assembléia constituída por 11 (onze) Associações devidamente organizadas e em pleno funcionamento (Drakon, Reflexo, Esparta, Garra, Sesc, Askaram, Arte, Askao, Acal, Maragogipe e Salvador), que decidiram se desfiliar da Federação Baiana de Karatê – FBK por divergências filosóficas, técnicas e comportamentais com os dirigentes de então. É uma entidade oficial que objetiva regulamentar as atividades esportivas do Karatê-Dô Tradicional no âmbito do Estado da Bahia.
A FKTB hoje tem em seu Quadro de Filiados 36 (trinta e seis) Clubes entre Capital e Interior do Estado, sendo que o Karatê-Dô Tradicional é praticado oficialmente em mais de 70 municípios baianos através dos convênios firmados entre os filiados e as autoridades esportivas daquelas cidades. Este crescimento tem sido lento, gradual, árduo e ao mesmo tempo gratificante. Seguindo o Lema do Karatê que enfatiza valores como “Respeito acima de tudo” e ”Esforçar-se para formação do caráter” os dirigentes do “Tradicional” em conjunto com os responsáveis pelos Clubes conquistaram o respeito e a admiração de toda a comunidade baiana.
Falando do Karatê-Dô Tradicional como Esporte citaremos os principais títulos conquistados pelas equipes que brilhantemente representaram o nosso Estado no período compreendido entre 1988 e 2000, quando venceram os 9 (nove) Campeonatos Norte Nordeste disputados e 6 (seis) Campeonatos Brasileiros na classificação geral: 1989 (Brasília/DF), 1991 (Recife/PE), 1994 (Curitiba/PR), 1996 (Salvador/BA), 1997 (Goiânia/GO) e 1998 (Goiânia/GO). Em virtude da performance dos nossos atletas vários deles têm sido convocados pela Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional – CBKT para representar o Brasil em competições Internacionais a exemplo do Campeonato Pan Americano disputado em Bogotá/Colômbia em novembro de 1997 quando fizeram parte do selecionado Brasileiro os atletas Enobaldo Ataíde, José Marcelo Pereira, Sérgio Araújo, José Carlos Andrade, Ronaldier Nascimento, Luis Eduardo Sena, Lélia Batista e Indira Dias e do Pan Americano realizado em novembro de 1999 na cidade de Winnipeg/Canadá aonde competiram ajudando o Brasil a vencer mais um Pan os atletas Adriano Teixeira, Lélia Batista, Helton Aragão e José Marcelo Pereira. Vários destes competidores participaram de Campeonatos Mundiais como o de Treviso/Itália (1994), São Paulo/Brasil (1996) e Varsóvia/Polônia (1998) .